Pesquisa


2006

ANDRADE, Luiz Adolfo de. A Corporalidade do RPG inscrita no Design do Jogo Eletrônico. Sessões do Imaginário, v. 15, p. 40-46.

 

2008

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Games em Pauta. A relação entre jogos eletrônicos, blogs e jornalismo online.. In: III CONECO – Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, Rio de Janeiro: UERJ.

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Realidades Alternadas ou revelações de Lost sobre games e ficção seriada. In: Colóquio Internacional “Televisão e Realidade”, Salvador: Universidade Federal da Bahia.

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Conhecimento e simulação. O que podemos aprender jogando MMORPG? Teias (Rio de Janeiro), v. 8, p. 13.

ANDRADE, Luiz Adolfo de. A Galáxia de Lucas. Sociabilidade e Narrativa nos Jogos Eletrônicos. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

BRUNI, Paolo. Como os videogames formam ciborgues?. In: IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador.

 

2009

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Obsessão compulsiva: games, efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas nas (re)mediações da (ciber)cultura do entretenimento. Ícone (Recife), v. 10, p. 133-160.

BRUNI, Paolo. Poética do videogame: princípios teóricos para análise de interfaces lúdico-narrativas. In: III Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo.

 

2010

BRUNI, Paolo. Simulação de efeitos cinematográficos de ação-aventura cinematográficos em God of War. In: IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador – BA.

 

2011

ANDRADE, Luiz; BRUNI, Paolo; FALCÃO, Thiago; FERREIRA, Emmanoel . Locative media and playful appropriations or how electronic games help to redefine the meaning of space. In: FIRMINO, R.; DUARTE, F.; ULTRAMARI, C.. (Org.). ICTs for Mobile and Ubiquitous Urban Infrastructures: Surveillance, Locative Media and Global Networks. 1ed.: IGI, v. 1, p. 186-204.

 

2012

ANDRADE, Luiz Adolfo de; FALCÃO, Thiago (Eds.). Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social. São Paulo: Scortecci.

 

2013

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Jogos pervasivos: educação, cultura e cidades digitais. Opara, v. 3, p. 01.

ANDRADE, Luiz Adolfo de; MEDEIROS, Marcelo . Jogos pervasivos e zonas bluetooth: espaço, lugar e mediação em práticas comunicacionais contemporâneas. Culturas Midiáticas, v. 6, p. XX.

 

2014

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Um Código para Jogar: mídia locativa, espaço e lugar. In: Revista interin: Curitiba.

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Jogos eletrônicos e geografia da comunicação: espaço, lugar e mediação na (ciber)cultura do entretenimento. In: Tríade, v. 2, p. 71-86.

 

2015

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Jogos digitais, cidade e (trans)mídia: a próxima fase. Curitiba: Appris.

BRUNI, Paolo. Apontamentos para uma estética do videogame. In: IX O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador.

 

2016

ANDRADE, Luiz Adolfo de. Jogos Locativos. Coleção Cibercultura. Salvador: EdUFBA.